No mês passado, Michael voltou a correr de moto num teste pela sua equipe na IDM: “Ontem nós tivemos um dia muito bom em Nürburgring, o dia todo testando motos com alguns amigos e o pessoal da Holzhauer Racing. Eu fiquei surpreso como tudo ocorreu bem, eu imediatamente fiz o tempo que eu havia feito na corrida do ano passado aqui… Embora eu não sinto que estou 100% preparado para a corrida – há uma grande diferença em dar algumas voltas para teste e 20 voltas no ritmo para corrida em duas baterias – então eu não vou participar da corrida em Nurburgring.

E ao contrário do que muita gente pensava, Corinna não acorrentou Schumacher dentro de casa para que ele nunca mais subisse numa moto, ela esteve presente nos testes para mostrar seu total apoio ao passatempo favorito do marido.

A importância da família na vida de Schumacher é enorme. Ele fala sobre isso e mostra um pouco da sua vida pessoal num documentário raro de 2001 no qual ele vai esquiar pela primeira vez nas montanhas da Suíça com sua esposa e filha Gina-Maria.

A tradução da tradução:

Eu gosto das montanhas, do interior. E a natureza sempre foi um fator importante para mim. Essa foi uma das principais razões… Nós vivíamos em Monte Carlo, nós já tínhamos cachorros e nós percebemos que aquilo não combinava. E depois vieram as crianças e nós concordamos em encontrar outro lugar para viver e Suíça era uma boa alternativa. E hoje nós estamos muitos felizes por ter encontrado a Suíça, porque aqui é o local mais privado de toda a Europa.

Se eu vou dar uma volta com as crianças, praticamente ninguém me perturba. Ir às montanhas para esquiar. Nós vamos fazer pela primeira vez [na Suíça]. Nós já tínhamos planejado, especialmente quando nós voltávamos da Noruega onde nós nos divertíamos muitos esquiando. Não é nada difícil, você dirige apenas uma hora e já encontra um bom local para esquiar. Mas nunca se concretizou. Mas a oportunidade agora apareceu já que meu treinador também é um excelente professor de esqui. Então nós dissemos: ‘Vamos nessa!’

No meu objetivo pessoal, a família tem prioridade. Eu espero que as crianças tenham uma boa educação e se divirtam, mas também que elas saibam lidar com a vida mais tarde. Porque agora elas estão sob sua proteção, mas elas terão que lidar com o mundo. E certamente será um grande desafio para nós. Não há uma fórmula mágica, todos têm que confiar nos próprios sentimentos e tentar fazer do jeito certo.

Algumas pessoas gostariam de saber como é Michael Schumacher na vida pessoal. Mas isso traria muitos aspectos negativos – para minhas crianças, para minha esposa. E elas simplesmente não desejam isso. Minha esposa vive uma vida muito calma, ela pode fazer compras com as crianças sem ser reconhecida, o mesmo com os meus filhos. E nós gostaríamos que continuasse assim.

Como uma pessoa pública, você paga um alto preço. Você está toda hora sendo investigado, há sempre algo que as pessoas pedem de você, elas esperam que você se comporte de determinado modo –  também na vida pessoal. E as pessoas, os fãs – qualquer pessoa que queira algo de mim – pode somente ver pelo seu próprio ponto de vista. Elas não tentam se colocar no meu lugar ou não tentam pensar sobre o que meus filhos sentiriam naquele momento. E há sempre confrontos e minha esposa conscientemente não quer expor-se a eles, e eu a entendo e respeito sua decisão.

Subindo a parede de escalada – Especialmente Gina, Mick ainda é muito pequeno, sempre tenta escalar a parede quando nós vamos lá.