Michael fez sua estréia no Campeonato Mundial de Motos, não foi na MotoGP, mas no Campeonato de Endurance com 8 horas de duração em Oschersleben. A corrida começou às 3 horas da tarde e terminou às 11 da noite do último sábado (09/08). Os treinos e a qualificação ocorreram na última quinta e sexta (07 e 08). As equipes (55 no total) eram formadas por 3 pilotos, os companheiros de Michael foram seus velhos conhecidos da Holzhauer Honda: Martin Bauer e Mattias von Hammersten.

Apesar da queda durante a primeira parte da qualificação, Michael ficou com o 7º melhor tempo (1:29.466) no seu grupo com 46 pilotos. Bauer conseguiu o segundo melhor tempo (1:28.681) num grupo de 55 e von Hammersten foi o 13º (1:30.885). Somando os tempos sua equipe largou da nona posição.

Além do Endurance, Michael também se qualificou em 13º entre os 33 competidores para a corrida de domingo da IDM.

Mas infelizmente, a equipe Holzhauer Honda não conseguiu terminar o Endurance devido a problemas na moto. A primeira parte da corrida foi feita por Bauer que saiu da nona posição e pulou para a quarta quando a moto começou a abrir o bico. Ele diminuiu o ritmo e entrou dentro dos boxes. Havia um problema eletrônico, eles tentaram consertar e voltar à corrida, mas eles tiveram que retornar mais 24 vezes para os boxes (!!) tentando dar um jeito na moto. As 8 horas se tornaram 6h e 45min, após jogarem a toalha.

Talvez a boa notícia ficou mesmo na IDM, Michael conseguiu terminar a primeira bateria em 15º, marcando seus primeiros pontos. Porém, ele decidiu não participar da segunda bateria devido à forte chuva.